sábado, 17 de abril de 2010

Lição 2- Jesus o amigo dos pescadores

Escola Bíblica Dominical – Criciúma – SC - Segundo Trimestre 2010
Classe Primários (7 a 8 anos)
Apoio Pedagógico – Isabel Marques de Amorim

Lição 02-Jesus, o


Caro professor de primários, neste trimestre as lições abordam o tema amizade. Principalmente as amizades que Jesus teve com várias pessoas durante o seu ministério. Jesus é o exemplo para todos nós que, vivemos em um mundo onde os relacionamentos saudáveis são muito importantes!

1- Estudando o tema da Lição

Jesus foi amigo dos pescadores e os convidou a serem pescadores de homens. Devemos ter amizade com todos a nossa volta? Até que ponto posso ser amigo das pessoas?

Leia o que o pastor Ciro Sanches Zibordi escreveu em seu livro Adolescentes S/A : “Jesus era uma pessoa sociável. Ele demonstrou isso ao participar de uma festa de casamento, em Cana da Galiléia, onde se tornou o personagem principal.

(...) Além de dar importância ao casamento, Jesus nos mostrou como é importante ser uma pessoa sociável. Há pessoas extremistas que comparariam essa atitude ao ato de estar na roda dos escarnecedores, não fosse Jesus.

Viver em sociedade significa estar entre as pessoas do mundo, influenciando-as, como o Mestre, e não sendo influenciado por elas. Sabemos que estamos neste mundo de passagem, mas não tome isso “ao pé da letra”. Quem pensa que, pelo fato de ter morada preparada no céu, deve se afastar de todas as pessoas, está muito enganado.

Fuja da aparência do mal...
...MAS NÃO EXAGERE!

O crente pode participar de qualquer festa ou evento, desde que não se contamine? Não, exatamente. Há coisas que o salvo em Cristo deve rejeitar de todo. Digamos que seja convidado para ir a um baile... Você aceitaria o convite?

Sabemos que o Senhor Jesus foi a pessoa mais santa que andou nesta terra – Ele nunca pecou (Hb 4.15). Nem por isso ficava em total isolamento. Ele vivia em sociedade e participava, como vimos, de festas de casamento, jantares, entre outros eventos sociais. Porém não se contaminava e não deixava margem para o acusarem.


Você e o seu grupo

Viver em sociedade não é ter uma vida de compromisso com as pessoas não crentes. Não! Quem vive à roda dos escarnecedores, partilha das mesmas coisas que eles praticam, como fazia o profeta Isaías antes de ter uma experiência mais profunda com o Senhor.
“Não posso ter amigos?” Claro que pode. Aliás, a infância e adolescência é a fase da vida que mais queremos fazer parte de uma turma. Porém, os grupos, em alguns casos, exercem influências negativas sobre os indivíduos. Prova disso são as formas tribos urbanas, que induzem muitos jovens a praticar o mal.

Como crente, você pode ter amigos entre as pessoas do mundo, estudar, trabalhar, participar de uma festa de aniversário ou de casamento, etc. Só não deve adotar os seus hábitos! A Bíblia fala do jovem Daniel, que vivia em sociedade sem, contudo, se contaminar.

Tenha cuidado de não se misturar com pessoas que não temem ao Senhor. Se você tiver colegas na escola que usem drogas, bebem e falam coisas “pesadas” o tempo todo, afaste-se deles! Faça como Isaías e Daniel, que se preservaram a fim de alcançar a bênção de Deus.

De fato, há em você uma tendência gregária – uma necessidade de conviver em grupo. E a própria Palavra de Deus nos orienta a pertencer a um grupo, à família cristã, formado pelos domésticos da fé. Nascendo dentro de um grupo, aliás, o mais importante de todos: a família.


Junte-se aos bons

Ninguém pode viver “ilhado”, isolado. A Bíblia Sagrada emprega expressões que apontam a dependência que temos das outras pessoas. Leia em sua Bíblia João 15.12; Atos 2.22; Gálatas 5.13,26; Colossenses 3.9 e 5.26. Percebeu? Tudo o que você faz ou deve fazer envolve os outros.”


Após esta leitura professor, você terá mais subsídios para explicar a seus pequenos sobre o valor de amizades sadias e que não devemos viver ilhado” porém fugindo da aparência do mal e sendo luz e sal da terra. Sendo pescadores de homens.

2- Incentive seus alunos a aceitarem o convite do Mestre e serem Pescadores de Homens















3-Atividade de Memorização do Versículo Chave




4- Selinho da Frequência desta lição





Boa aula em nome de Jesus Cristo

0 comentários:

Postar um comentário

Mande seu E-mail abaixo