segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lição 01- Jesus, o amigo das crianças

Escola Bíblica Dominical – Criciúma – SC - Segundo Trimestre 2010
Classe Primários (7 a 8 anos) Apoio Pedagógico – Isabel Marques de Amorim

Lição 01- Jesus, o amigos das crianças
Leitura Bíblica : Marcos 10.13-16


1- Memória em Ação:Peça que as crianças pintem os bonecos, recorte e montem na mão da Bíblia. Está pronto o versículo









2- Selinho desta Lição- Plano de Frequência






3- Começando o Trimestre


Professor como é bom começarmos mais um trimestre em um domingo de Páscoa. Aproveite e trabalhe o tema de hoje de forma contextualizada com o tema ressurreição.
Comece perguntando para as crianças como elas sentem que Jesus as ama?
A maior prova de Amor de Jesus, foi Ele ter morrido por todos nós.

História da cruz com dobradura
Material didático
• 1 folha de papel em formato de quadrado para cada aluno (se for possível utilizar aquele papel especial de dobradura, ficará melhor ainda).

Entregue a cada aluno uma folha e comece a contar a história abaixo, seguindo o passo a passo da dobradura com os alunos.HistóriaApós celebrar a última ceia, Jesus e Seus discípulos se dirigiram para o Monte das Oliveiras. Quando chegaram à entrada do jardim, oito dos discípulos encontraram um lugar confortável para descansar.
(1) Mas Jesus foi para dentro do jardim com Pedro, Tiago e João
(2) Mostrar na dobradura o nome desses discípulos) e pediu que eles vigiassem e orassem com Ele, pois ele estava sofrendo muito. Jesus sabia que ia morrer por nós.
(3)Jesus queria que seus amigos mais íntimos O ajudassem, orando para que Ele tivesse força.
(4). Ele foi até Pedro, mas Pedro estava dormindo, não podia ajudá-lo .
(5) Corte uma tira de papel fina). Depois, foi até Tiago, porém, ele também estava dormindo e não pôde ajudá-lo
(5 b) Corte mais uma tira de papel fina . Em seguida, ele foi a João, mas ele também estava dormindo e não podia ajudar
(5c) Corte mais uma tira de papel fina).Então, Jesus foi ate os demais discípulos, mas todos estavam dormindo e não podiam ajudar. (a última tira). Jesus, então, voltou e começou a orar, pedindo a Deus que se fosse possível e se fosse da vontade do Pai, que Ele não permitisse que Ele tivesse de passar por aquela dor e sofrimento tão grandes.
Mas Jesus nos amava demais para nos deixar abandonados, então Ele decidiu encarar tudo aquilo. De repente um grupo de soldados chegou com um dos discípulos de Jesus – Judas. Todos os discípulos que estavam dormindo acordaram. Os soldados agarraram Jesus. Os discípulos ficaram surpresos e zangados ao verem aquela cena. Contudo, Jesus não se surpreendeu, nem ficou zangado. Ele calmamente foi com os soldados. Jesus sabia perfeitamente o que O aguardava - a cruz. (Desdobrar o papel para revelar a cruz que sobrou da dobradura.)

Mais informações sobre a Páscoa

O que é Páscoa ?
Para entendermos a Páscoa cristã, vamos, sinteticamente, buscar sua origem na festa judaica de mesmo nome. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo (Ex 12.1-28). Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal desse evento foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai.O evento ÊXODO/SINAI compreende a libertação do Egito, a caminhada pelo deserto e a aliança no monte Sinai (sintetizado nos dez mandamentos dado a Moisés). De evento histórico se torna evento de fé. A passagem do mar vermelho foi lembrada como Páscoa e ficou como um marco na história do povo hebreu. Nos anos seguintes ela sempre foi comemorada com um rito todo particular.Todo ano, na noite de lua cheia de primavera, os hebreus celebravam a Páscoa, com o sacrifício de cordeiro e o uso dos pães ázimos (sem fermentos), conforme a ordem recebida por Moisés (Ex 12.21.26-27; Dt 12.42). Era uma vigília para lembrar a saída do Egito (forma pela qual tal fato era passado de geração em geração – Ex 12.42; 13.2-8).Essa celebração ganhou também dimensão futura com o passar do tempo. E quando novamente dominados por estrangeiros, celebravam a Páscoa lembrando o passado, mas pensando no futuro, com esperança de uma nova libertação, última e definitiva, quando toda escravidão seria vencida, e haveria o começo de um mundo novo há muito tempo prometido.

A celebração da Páscoa reunia três realidades distintas:1- uma realidade do passado: o acontecimento histórico da libertação do Egito quando Israel tornou-se o povo de Deus;
2- uma realidade do presente: a memória ritual (=celebração) do fato passado levava o israelita a ter consciência de ser um ‘libertado’ de Javé (=Deus), não somente os antepassados, mas o sujeito de hoje (Dt 5.4);
3- uma realidade futura: a libertação do Egito era símbolo de uma futura e definitiva libertação do povo de toda a escravidão. Libertação esta que seria a nova Páscoa, marcando o fim de uma situação de pecado e o começo de uma nova era.Jesus oferecendo seu corpo e sangue assume o duplo sentido da páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. E ao celebrar a Páscoa (Mt 26,1-2.17-20), Ele institui a NOVA PÁSCOA, a Páscoa da libertação total do mal, do pecado e da morte numa aliança de amor de Deus com a humanidade.


A nova Páscoa não era uma libertação política do poder dos romanos, como os judeus esperavam. Poucos entenderam que o Reino de Deus transcende o aspecto político, histórico e geográfico. Hoje, ao celebrarmos a Páscoa, não o fazemos com sacrifício do cordeiro e alimentando-nos com pães sem fermento, pois Cristo se deu em sacrifício uma vez por todas (Jo 1.29; 1Cor 5.7; Ef 5.2; Hb 5.9), como cordeiro pascal, como prova e para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. E ressurreição significa vitória! Deus livrou ao seu povo do Egito e de Faraó, dando-lhes a vitória naquela ocasião.
A ressurreição de Jesus representa nossa vitória para sempre. Naquela tarde de Páscoa o cordeiro de Deus deu a vida por nós se entregando por completo e nos livrando da morte e do inferno.

Ele ressuscitou e vive para sempre!
A Páscoa para o Cristão é o ponto mais alto do ano litúrgico, pois a Ressurreição é o maior acontecimento da História da Igreja.
Mas a Páscoa não é apenas a comemoração de um FATO PASSADO.
Cada festa Pascal é um novo apelo de Deus, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do homem do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgir para uma vida nova na graça e na santidade. A Páscoa não é apenas um dia do ano, mas um processo dinâmico e permanente que deve acontecer dentro de nós.
Todos os dias o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se revestir do homem novo, em Cristo.

Judas. Todos os discípulos que estavam dormindo acordaram. Os soldados agarraram Jesus. Os discípulos ficaram surpresos e zangados ao verem aquela cena. Contudo, Jesus não se surpreendeu, nem ficou zangado. Ele calmamente foi com os soldados. Jesus sabia perfeitamente o que O aguardava - a cruz. (Desdobrar o papel para revelar a cruz que sobrou da dobradura.)

Ore por seus alunos incentive-os a aceitarem a Jesus que está vivo e quer morar em nosso coração!
Boa aula em nome de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário

Mande seu E-mail abaixo